sábado, 29 de outubro de 2016

Olá,

Minha primeira postagem será para explicar a criação deste blog. Em primeiro lugar, para me ajudar a superar a Sindrome do Pânico,  e em segundo, para que possa ajudar às pessoas que passam pelo mesmo problema que eu .

Não quero criar grandes expectativas, estou me tratando desde o dia 17/10, início da medicação. A terapia cognitiva comportamental, a chamada TCC, foi iniciada na semana anterior. Logo de cara senti uma melhora com a terapia, antes mesmo de começar a tomar a medicação.  Aconselho a quem estiver passando por isso procurar esse tipo de terapia. Ela leva você a se questionar, a racionalizar suas emoções, a tentar mudar o foco das reações físicas que sentimos, por que as sentimos de verdade.Não importa o quanto nos digam que não é nada, as vezes chegamos a parar em hospitais de tanto mal que nos sentimos, para então descobrirmos que não temos nada do ponto de vista clínico. Nosso coração está bem, nossa respiração se acalma e no máximo, nos dão um calmante e nos mandam para casa. Quantas vezes não passei por isso? Perdi as contas.

Hoje, depois de 4 sessões de terapia e 12 dias de medicação me sinto melhor, de verdade. No auge da síndrome não conseguia mais sair de casa. Até dentro de casa me sentia mal as vezes, porém nossa casa é nossa zona de conforto, então conseguia me controlar, tomava um Rivotril e continuava prisioneira e deprimida. A depressão, causada pelo medo de sair, de enfrentar qualquer que fosse a situação, que na minha cabeça era interagir com outras pessoas, mesmo que amigas, gerava uma ansiedade fora do normal. Fui diagnostica então com fobia social. Foi estranho receber essa notícia, mas se encaixava perfeitamente com o que eu estava sentindo , e ainda se encaixa, estou longe de estar curada. Estou no segundo degrau ainda, considero segundo porque o primeiro é reconhecer que isso é doença e o segundo é procurar ajuda.  Esse post já ficou maior do que eu previa, vou finalizar dizendo que todos os dias, que forem possíveis, a partir de hoje postarei o que tenho feito para tentar deixar esse estado para trás. Uma coisa eu sei que é essencial, ocupar a mente. A primeira lição é esta, ocupe sua mente com outras coisas e se concentre, se envolva de verdade no que está fazendo, ficar pensando no problema, só ajuda a ficar mais preso nele. Por isso estou aqui escrevendo, é uma forma que encontrei de ocupar um pouco do meu tempo enquanto não consigo retomar por completo a minha rotina. Fiquem com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário